quarta-feira, 31 de março de 2010

A Rev. Industrial - ( feito pelos integrantes do blog.)

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi uma etapa do complemento do processo de transição, porque os produtores diretos (artesãos e pequenos proprietários) passaram a ser trabalhadores assalariados (proletariados).
Só que os proletariados passaram a conviver com uma situação dramática, por causa do processo de industrialização. Os artesãos foram arruinados e conduzidos a fome e miséria, as jornadas de trabalho eram de 18 horas por dia, com baixo salário, sem confortabilidade, enfim, sofriam com um capitalismo "selvagem".
Já a outra classe, que se tornara dominante foi a burguesia industrial, em que teve melhoras nas condições de vida, com grande surgimento de mercadorias que lhe deram o conforto.
Um dos fatores que eclodiram a Revolução Industrial foi a acumulação de capital (gerada apartir do desenvolvimento mercantil), a existência de matéria-prima, a formação de mão-de-obra e a existência de mercados consumidores (gerado pela Revolução Comercial, que foi um fator importante para o desenvolvimento fabril).
O primeiro setor que sofreu mudanças e que levou à maquinofatura foi da produção têxtil. Primeiramente passou pela máquina de fiar algodão, depois para máquina de fiar hidráulica e por fim a máquina de fiar à vapor, aperfeiçoado por James Watt. Com essa solução, ocorreria a substituição da força humana pela força motriz ( marcada pela energia do vapor - que reduziria os custos de produção e os preços).
Na época da  Revolução Industrial surgiria duas pessoas muito importantes para o mundo atual, que é Frederick W. Taylor e Henry Ford. Em que o primeiro, foi o pai da administração científica, criando o método do trabalho científico e o sistema de pagamento por unidade produzida. E o segundo foi o pai da linha de montagem móvel, desenvolveu a produção em massa e apresentou ao mundo um dos maiores exemplos de administração eficiente individual.


Esse texto foi criado por Carla, Débora Martins, Francielle Bento, Joyce e Silvia.
Alunas do 1° período de administração e ciencias contábeis.
Sala 2Q11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário